Como Parar de Ser Tão Inseguro
Seu corpo pode formigar e seu estômago subir até o peito. Você pode estar enfrentando o período mais difícil da sua vida: problemas familiares, perda de relacionamentos, desafios acadêmicos ou profissionais. E quando cada revés parece derrubá-lo, você pode se encontrar se fechando para o mundo, afastando as pessoas, tornando-se um desastre inseguro. Chegará um momento em que você terá que se confrontar.
O que você vai aprender:
Enfrentando Seus Defeitos e Inseguranças
Aceite que você pode sentir que perdeu tudo e não tem direção na vida. Pode ser que você responda com raiva às críticas porque teme ser visto como um fracasso. Suas relações podem ter sido controladoras ou possessivas, movidas pelo medo da rejeição, o que, ironicamente, pode ter afastado as pessoas importantes para você. Suas conexões podem parecer superficiais, talvez porque você esteja fingindo ser alguém que não é. Encare a verdade dolorosa: você pode estar enojado com o que se tornou.
Comprometa-se a Ser Honesto
Confronte os assuntos dolorosos dos quais está fugindo. Seja sob o efeito de uma experiência transformadora ou através da reflexão profunda, sinta o alívio de não esconder quem você é. Aceite tudo sobre si mesmo – o bom e o ruim. Isso é libertador e pode inspirar outros ao seu redor a fazerem o mesmo. Decida que a vulnerabilidade é o caminho para a autoconfiança.
O Que é Vulnerabilidade e Por Que É Tão Importante?
Desafie a noção antiquada de que confiança é sinônimo de dureza e falta de emoção. Entenda que a verdadeira coragem vem de ser vulnerável, de se expor emocionalmente, assumir riscos e ser você mesmo em todas as situações. A falta de vulnerabilidade pode levar a relacionamentos fracos e uma desconexão de seu núcleo. A vulnerabilidade é essencial para a confiança, a felicidade e os relacionamentos saudáveis.
Quão Vulnerável Você É?
Refletir sobre seu próprio comportamento pode ajudar a identificar onde você está evitando ser vulnerável. Fazer perguntas difíceis sobre si mesmo e estar disposto a mudar são os primeiros passos para a transformação.
Torne-se Seguro Através da Vulnerabilidade Diária
Substitua hábitos negativos por positivos. Desafie-se a ser vulnerável todos os dias para construir confiança. Autenticidade é uma escolha diária de ser real e honesto. Comece por escolher um desafio da lista fornecida e comprometa-se a seguir em frente.
Você Precisa de Mais Exposição, Não Menos
Reconheça que sentir-se inseguro é humano, mas não permita que isso o paralise. Seja mais vulnerável, exponha-se mais, e aja apesar do medo. Compartilhe suas histórias e experiências, como faz com cada artigo que escreve, e saiba que com a exposição vêm críticas e desacordo, mas também crescimento e conexão genuína.
_
Lembre-se, a cada passo que você dá rumo à vulnerabilidade, cada vez que você escolhe agir, está redefinindo a segurança em si mesmo e modelando um novo caminho para os outros que leem suas palavras e veem suas ações.